Powered By Blogger

sábado, 7 de agosto de 2010

VOLTANDO PRA CASA

Neste sábado, iniciei a viagem de volta.. mais uma longa jornada de volta a Teresina. Na ida foram mais de 9 horas de estrada, por isso resolvi pegar outro roteiro. Saí de São Raimundo Nonato às 10 horas. Carro abastecido (como a gasolina é cara em S. Rdo.),Logo na saída da cidade uma nova surpresa, uma escultura de um tatu enorme, claro que parei pra uma foto.
A Estrada em São Raimundo e São João do Piauí está em ótimo estado, bem conservada e bem sinalizada. 90 km chego a São João e mais 50 km e entro em Simplício Mendes. A cidade tava bem animada, parece que estava em festejo, mas muito mal sinalizada. Fi complicado encotrar a saída pra Oeiras. Aliás, são 110 km de estrada ruim, ora piçarra, ora asfalto esburacado. 20 km antes de Oeiras há Colônia do Piauí, bem pequena e sem estrutura nenhuma. Duas horas depois de sair de simplicio Mendes chego a Oeiras. Seu centro histórico além de muito bonito está bem cuidado, vale uma visita. Saindo de Oeiras, existe uma nova estrada que diminui em mais de 70 km a viagem, pois vc não precisa mais passar em Floriano ou Picos. A estrada é nova e bem cuidada, são 130 km entre Oeiras e Regeneração, passando por Tanque do Piauí e Varzea Grande.
Passando próximo à cidade de Várzea, há uma fazenda com o mesmo nome, com um enorme plantio. São quilometros de uma árvore plantada de forma organizada e em diversos estágios de crescimento. A sede da fazenda é bem equipada, com vários tratores novos. Saí de lá e não descobri a finalidade dessa fazenda. Chegando em Regeneração entra-se na BR 343, a 130 km de Teresina. 80 km de Teresina se encontra o "marco zero", onde se encontram as BR 343 e 316, ou seja, as estrada que dão acesso a Picos e Floriano. Embora sejam somente 80 km, por causa do tráfego, principalmente de caminhões, o final da viagem é feito em baixa velocidade. E assim, depois de 7 horas de viagem chego a Teresina

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

VISTA DO MIRANTE DO CRUZEIRO





Agora fotos da vista da cidade a partir do ponto mais alto do mirante...

FOTOS DO MIRANTE DO CRUZEIRO





MIRANTE DO CRUZEIRO

A cidade de São raimundo nonato tem um relevo bem irregular. Devido sua localização próximo às serras do sul do Estado, suas ruas são bem acidentadas, muitos morros e ladeiras, o que faz de um pequeno passeio pela cidade, algo bem cansativo. Bem próximo ao centro existe um mirante, chamado de "mirante do cruzeiro", um morro com pequeno serviço de urbanização. Para chegar ao seu topo, existem ruas em que carro podem trafegar ou então pela escadaria, que se inicia proxima à igreja matriz. A subida é bem cansativa, mas do alto dá pra ser ter uma visão completa da cidade e curtir a brisa dessa época, que está bastante agradável, principalmente a noite que faz um frio bem leve. Ao longo da escadaria existem mini capelas, representando as estações do caminho de Cristo. Apesar de está bem descuidado, com lixo, sujeira e muito mato, é um bom passeio.

CENTRO HISTÓRICO





PASSEIO PELO CENTRO DE S.RDO.NONATO II





PASSEIO PELO CENTRO DE S.RDO.NONATO





domingo, 1 de agosto de 2010

A CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO

Foi uma boa surpresa a cidade de S. Raimundo. Nos ultimos 11 anos ela cresceu bastante e melhorou sua infra-estrutura.
A cidade ainda é pequena, menos de 30 mil habitantes. É umas das melhores da região, mas de certa forma também podemos verificar alguns pontos negativos.
Por causa do Parque nacional e principalmente da quantidade de turistas de fora do Piauí e de estrangeiros, os hoteis melhoraram muito.
As ruas são estreitas e asfalto somente na avenida principal, também bastante estreita.
Comércio bem variado e rede bancária desenvolvida para uma cidade do interior do Piauí, contam com agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste.
Restaurantes é variado e em geral comida muito boa, porém os preços um pouco acima da média praticada em Teresina ou Piripiri.
Dois principais pontos negativos está ligado a transporte e comunicação. Aqui a internet ainda é muito lenta e quase não existe lan house.
A rodoviária é nova, distante do centro da cidade e por causa do reduzido numero de ônibus (um problema para quem quer receber turistas) passa o dia quase todo fechada. Os boxes das empresas só abrem nos horários de chegada e saída de ônibus, é praticamente impossível comprar passagem antecipada. Isto é uma prática comum a todas as empresas. Para piorar a coisa, nunca tinha visto uma rodoviária sem nenhum (isto mesmo, nenhum) telefone público.
Se a cidade conseguir resolver esses problemas em breve será bem interessante visitar a cidade, já que nos ultimos dois anos tem aumentado muito o número de turistas, inclusive piauienses.

PINTURAS RUPESTRES DO SITIO DA PEDRA FURADA





VISÃO DO MIRANTE..UM PAREDÃO DE 120 METROS DE ALTURA QUE CHAMA DE "BAIXÃO DAS MULHERES"





ROCHEDO DA PEDRA FURADA





FOTOS PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA





PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA


A visita ao parque Nacional da Serra da Capivara é um pouco mais complicada. Primeiro a distância: 18 km de asfalto entre a cidade de São Raimundo Nonato e o acesso ao Parque; Depois mais 8 km em estrada de piçarra muito ruim. Segundo ponto: só se entra no parque já acompanhado de guias, lá não tem guias disponíveis, vocêm tem que contratá-los antes, ou em São Raimundo Nonato ou num povoado pertinho, chamado Sítio do Mocó. No meu caso, tive que voltar dois km e pegar uma guia (paula) neste povoado. Terceiro ítem: o preço do guia por dia é de R$ 60,00 reais.
As visitas podem ser feitas a qualquer horário do dia (das 06 às 18h) ou então marcar as visitas noturnas, que acontecem eventualmente e duram apenas 40 minutos. Dentro do parque os sítios arqueológicos se encontram distantes um dos outros e precisa-se de bastante tempo e disposição para as longas caminhadas. É um passeio de aventura, principalmente no momento de subir em alguns paredões, que chegam a mais de 100 metros de altura.
Dentor do parque há um centro de apoio ao turista, com lojinha e lanchonete, você vai precisar de muita água.
Um passeio que vale muito a pena apesar de toda distancia, que ao meu ver, é o principal problema, pois São Raimundo Nonato está muito distante de Teresina ou Piripiri e a estrada ainda apresenta problemas.

FOTOS DO MUSEU DO HOMEM AMERICANO II



FOTOS DO MUSEU DO HOMEM AMERICANO