Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de junho de 2010

CINEMA: PRÍNCIPE DA PÉRSIA



História ambientada numa antiguidade irreal, traição familiar pelo poder, um heróis que corre, pula, salta, luta, mata e nada lhe acontece, uma princesa guardiã de segredos milenares, maldição, risco de destruição do mundo e muita magia.. junte tudo e temos... “Príncipe da Pérsia: As areias do tempo” (em cartaz atualmente nos cinemas), mas pode chamar de uma mistura de “O retorno da múmia” com o “escorpião rei”. São histórias diferentes, atores, efeitos, porém ao longo do filme não tem como não associar alguns momentos de “Príncipe” com algum destes outros filmes. Mas no geral, uma história bem contada e muito interessante, mas se prepare: muita magia, muita correria, muita guerra e até tempestades de areia. Boas imagens de lutas, principalmente com a presença dos assassinos profissionais na parte final do filme, que aliás tem um bom final que relembra mais um clássico dos anos 90, Indiana Jones. Vale a pena investir nessas duas horas de diversão. No fim fica uma questão: Você que faz o seu destino?

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CINEMA: REVISTA SET ESTÁ DE VOLTA



Depois de quase um ano sem tiragem regular a revista SET, especializada em cinema está de volta. SET foi a primeira revista brasileira totalmente voltada pra cinema e vídeo. Reinou soberana por toda década de 90 (época que fui assinante) porém com a concorrência da internet, entre outros fatores a revista nos últimos anos vinha passando por sérias dificuldades, chegando até a ser cancelada. A revista que já foi publicada pela editora Abril e depois pela Peixes, agora está sendo relançada pela editora AVER. Por enquanto não há serviço de assinatura, somente vendas nas bancas. A edição deste mês tem como principais destaques os bastidores dos filmes “Robin Hood” com o eterno gladiador Russell Crowe e Fúria de Titãs, refilmagem do clássino homônimo de 1981. Além disso trás uma boa reportagem sobre os novos planos da Marvel pós “Homem de Ferro” e pra quem foi criado lendo seus gibis se prepare, vem aí a SHIELD e “Os Vingadores”. Uma amostra grátis já apareceu em Homem de Ferro 2, Scarlett Johansson dá uma pitada do que será o personagem “Viúva Negra”.
Vale a pena dá uma olhada também da reportagem sobre a dupla dinâmica e sombria Tim Burton e Johnny Deep, responsável por sucessos como “Edward mãos de tesoura”, “A lenda do cavaleiro sem cabeça”, “Sweeney Todd”, “Noiva Cadáver” e o novo “Alice no pais das maravilhas”.
Já viu todos? Senão, corra a uma locadora mais próxima, antes que elas fechem!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

MÚSICA: LADY GAGA


Confesso que entendo pouco de música pop atual, principalmente americana, mas já está em todos os sites especializados o novo clip da Lady Gaga, Alejandro. Outra confissão: normalmente não gosto de procurar a tradução das músicas americanas, quase sempre são letras decepcionante. Mas quanto a sonoridade, temos que tirar o chapéu. Alicia Keys por exemplo com seu “Empire State of Mind” é um exemplo, mesmo tendo que agüentar aquele rap falando um monte de bobagens até se deliciar com a voz dela. Mas voltando A Lady Gaga, depois do estrondoso sucesso de “Bad Romance” e seu clip pra lá de original e de mais recentemente “Telephone”, mas um clip lançado nesta terça feira, e com certeza mais uma música “chiclete”. Depois de ouvir uma vez não tem como não ficar com o refrão na cabeça. Quanto a letra, melhor nem ir ver, só o som já basta.

Curiosidade


"Não há palavras que possam dar uma idéia adequada da grandiosidade do nosso progresso. A principío era relativamente lento, logo sentimos que verdadeiramente estávamos em marcha, e então, todos aqueles para quem o veículo era novo devem haver-se dado conta de que a aplicação da força locomotora estava estabelecendo uma nova era no estado da sociedade, cujos resultados definitivos é impossível colocar-se"

Edwar Stanley, reverendo inglês durante a viagem inaugural da ferrovia Liverpool-Manchester em 1830, uma das primeiras no mundo

No Brasil, a primeira viagem ferroviária acenteceu na inauguração da Estrada de Ferro Mauá, que possui pouco mais de 15 quilomentros, ligando a Baía da Guanabara ao pé da Serra da Estrela, no Rio de Janeiro

Foto: embarque de passageiros na Estrada de Ferro Central do Piauí, em Parnaiba

CINEMA: SEX AND THE CITY 2


A série Sex and the city marcou época na tv americana e brasileira (fechada). Com o fim de série foram lançado dois filmes, o último recém lançado nos cinemas reune novamente as amigas Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha (Kim Cattrall), Charlotte (Kristin Davis) e Miranda (Cynthia Nixon) numa aventura bem longe de sua Nova York. Neste segundo filme vemos bem a essencia da série que é discutir os papeis femininos numa sociedade globalizada mas com muito humor. Dessa vez acompanhamos as loucas aventuras do quarteto pelo Oriente Médio. Excelente trilha sonora, com destaques para Alicia Keys e a patinho feio dos anos 80 Cyndi Lauper.Vale a pena, 2 horas e meia de boa diversão e muitas gargalhadas.

Homem de Ferro 2: muito barulho, efeitos, explosões, mas muito igual a todos os filmes de heróis. um filme comum. agrada principalmente aos fãs de Tony Stark.

clássicos: Dr. Givago e Lista de Schindler

O primeiro mostra as transformações que a revolução russa faz na vida de um médico aristocrata. Vale a pena notar a fotografia e a trilha sonora, excelentes. No segundo filme acompanhamos a tentativa de um industrial alemão em minimizar o sofrimento do povo judeu na Alemanha nazista. Oscar de melhor filme e direção pra Stive Spilberg

Campeonato do Nordeste - Times piauienses fora

Esse ano de 2010 marca a volta do campeonato do Nordeste. Um torneio criado na década de 90 pela CBF juntamente com a volta do Torneio Rio-São Paulo e os novos Copa Sul e Copa Norte. Todos já extintos.
O torneio foi disputado entre os anos de 1994 e 2003. Essa nova edição, como as demais contará com times de apenas 7 estados, pois parece que os dirigentes do futebol brasileiro nunca estudaram geografia, na época os times do Piauí e do Maranhão disputavam a Copa Norte, portanto, estes dois estados continuam excluídos no torneio. O torneio começa agora dia 9 de junho com os principais clubes da região e previsão de termino em dezembro.
Até o presente momento, somente o canal Esporte Interativo irá transmitir os jogos.

Link para ver a tabela:

http://www.nominuto.com/esporte/tabelas/tabela-da-copa-do-nordeste-2010/50698

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Futebol Nordestino


Atualmente algo muito estranho está acontecendo no futebol do Brasil, um time nordestino está fazendo bonito, ocupando as primeiras posições nesse início de brasileirão. Uma grande exceção na regra nacional do decadente futebol da região Nordeste. Piauí e Maranhão possuem campeonatos ultrapassados, sem interesse, sem público e se não fosse verbas públicas estariam parados há anos. Moto Clube, Sampaio Correa, River e Flamengo, times que já participaram décadas atrás da primeira divisão no Brasil agora tem que se contentar com a quarta divisão, ou nem isso.
Estados mais tradicionais não fogem muito disso, Pernambuco esse ano não possui nenhum time na primeira divisão. Dos seus três “grandes” Náutico e Sport estão na segunda divisão, rebaixados ano passo, embora o Sport tenha ganho um título de nível nacional recentemente, a Copa do Brasil. O Santa Cruz, time muito tradicional disputará esse ano a quarta divisão, um rebaixamento atrás do outro.
A Bahia, único estado nordestino a ter um legítimo campeão brasileiro, O Bahia, não está longe disso (Sabemos que o Sport em 1987 disputou uma espécie de segunda divisão), o campeão brasileiro de 1988, tenta há 5 anos voltar à elite do futebol e seu rival Vitória sempre vem ocupando posições de intermediário para baixo nas classificações. Resta saber se o Ceará (que viu seu rival Fortaleza cair pra terceira divisão ano passado) vai ter força e elenco pra manter a boa campanha ou vai ser um legítimo cavalo paraguaio nordestino.
Obs.: Já surge na imprensa de Teresina e Cearense, a possibilidade do Vovô mandar alguns jogos no Albertão, em Teresina, já que o Castelão em breve será fechado para as obras da Copa 2014. Segundo os boatos, dois jogos já estariam quase certo, Ceará e São Paulo e Ceará x Flamengo.

formas de contato:

MSN marques33a@hotmail.com
twitter: @arimateaisaias
orkut: arimatea ferreira
email jaif138@uol.com.br

Copa do Mundo


4 dias para começar o maior evento esportivo mundial. Período também de maior patriotismo nacional (embora por motivos tortos). Mesmo quem não gosta de futebol sempre dá uma olhadinha nos jogos e pra quem gosta, de andar com sua tabelinha de jogos no bolso e marcar todos os horário dos jogos na tv. Para os fãs do esporte não tem errada, a partir da sexta feira todos os dias 3 jogos, 8 e 11 da manhã e 3.30 da tarde. Boa sorte à seleção brasileira, que enfrenta a Coréia do Norte em seu primeiro jogo, dia 15 as 3:30 da tarde. Em teoria o jogo mais fácil da chave.

DÉCADA DE 30


A década de 30 do século passado foi bem interessante para a cidade de Piripiri, principalmente no que se relaciona ao seu desenvolvimento urbano e comercial. Nesta décado podemos dizer que ações efetivas dos governos estaduais e principalmente do governo federal vão ter impacto direto sobre a cidade.
Nesta época chega a Piripiri o embrião do que seria hoje o DNOCS, que com finalidade de minimizar os efeitos das secas na região anuncia a construção do açude Caldeirão em 1937.
A educação pública estadual finalmente chega á cidade com a estadualização da Escola Padre Freitas, feita através do decreto 1069, que foi publicado no no Jornal "O Piauhy" no dia 29 de janeiro de 1930. 4 anos mais tarde é inaugurado edificio sede do agora Grupo Escolar Pe. Freitas. Neste acontecimento até o então interventor (governador no período do governo Vargas) Landri Sales compareceu, o que era uma raridade, devido ao estado precário da estradas, ou mesmo a inexistencia delas.

fontes: Jornal o Piauhy - arquivo público do Piauí
foto: domínio público- internet

especialmente para os alunos do terceiro ano

aqui o link de aulas preparadas por outros professores a respeito da Era Vargas e da Guerra Fria. Claro que não estão tão boas quantos as que eu preparo..mas vale a intenção (humildade bateu e ficou, rrss).
primeiro o link da Era Vargas
http://www.4shared.com/document/MKEQTe0g/Era_Vargas.html

agora Guerra Fria (são dois)

link 1
http://www.4shared.com/document/6RDTa1Kl/20070510103517_GUERRA_FRIA.html

link 2
http://www.4shared.com/document/KBCIKhI0/guerra_fria.html

link de aulas em power point

Uma outra finalidade deste blog é postar os link de aulas preparadas por mim ou baixadas de outro professores em formato power point para facilitar o acesso destas pelos alunos..então vou postando aqui aos poucos estes link que estão disponiveis para download no 4 shared.. o primeiro link, que na verdade são dois, são duas aulas preparadas sobre a I guerra mundial. São praticamente a mesma aula com o diferencial de estarem adaptadas para a 8a. série e o outro para o 3o ano no ensino médio..espero que gostem...
link 1- 1a. guerra 8a. sério
http://www.4shared.com/document/BHHFIAbK/1_guerra_8_srie.html

link2- 1a. guerra 3o. ano
http://www.4shared.com/document/7aLdvB6W/slide_1_guerra_ensino_medio.html

Pra começar...

Finalmente, criei coragem pra sentar aqui e começar a escrever neste blog que há meses estava pronto. A finalidade dele entre outras é escrever sobre assuntos atuais de meu interesse tentando fazer uma analise o mais sensata possível e juntar também neste espaço virtual um pouco do que eu vou produzindo ao longo do tempo em minhas atividades docentes e postar links de materias que eu ache interessante.. quem sabe alguma coisa possa ser interessante aqui pra vc.. espero que goste..abraços..Ari