Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FUGINDO UM POUCO DO FUTEBOL


Abaixo, um relato de uma desastrosa viagem pelo pelo candidato a governador do Piauí, Eurípedes Aguiar, saído de Parnaíba até Piripiri, pela Estrada de Ferro Central do Piauí, publicada no jornal "O Piauí" em 1948

Como se não bastasse para desconto de meus pecados, os percalços da árdua luta política em que estou envolvido, tive de sofrer, há poucos dias, a grave injúria de viajar na Estrada de Ferro... Em Parnaíba, quando fui tomar o trem para Piripiri, recebi a enganosa impressão de que nessa estrada tudo marchava regularmente, em boa ordem, o tempo e a hora... O trem apitou e partiu no minuto exato, mas notei logo que a marcha do comboio era excessivamente vagarosa, de uma lentidão irritante... Pouco diante da estação de Bom Principio a máquina apitou repetidas vezes, era o tender que descarrilhara e o maquinista pedia freios... A locomotiva parou, logo se soube que a maquina estava avariada e que íamos permanecer longas horas naquele lugar. Eram nove horas na manhã. A situação era francamente desagradável. No comboio não havia água potável nem comestíveis para os cento e tantos passageiros que enchem os vagões... às cinco horas da madrugada o desmantelado comboio se refez e recomeçou a rodar, cautelosamente, rumo a Piripiri. Por fim, com o espírito e o corpo bem machucados cheguei a Piripiri, término da desastrada e enfadonha viagem de trem, às onze horas da manhã do dia seguinte ao da partida de Parnaíba, com atraso de vinte horas.

Foto: Maria Fumaça exposta na praça da Estação em Parnaiba

quarta-feira, 16 de junho de 2010

AFRICA DO SUL 2010


Nesta quarta feira foi encerrada a primeira rodada da fase classificatória da Copa do Mundo na África. Muitos jogos, poucos gols, algumas surpresas, um frango histórico e uma zebra pra lá de inesperada.
Entre as seleções favoritas tivemos resultados dos mais diversos, podemos assim fazer uma classificação dessa primeira rodada:
VENCERAM
1- Alemanha venceu fácil seu jogo com 4 gols.
2- Holanda venceu com 2 gols
3- O Brasil aparece em terceiro, vitória de 2 a 1
4- Argentina ocuparia a quarta posição com uma vitória por 1 a 0

EMPATARAM:
5- Inglaterra e Itália empaaram seus jogos em 1 gol
6- Uruguai, França e Portugal não saíram do 0

PERDEU
7- feio mesmo fez a Espanha perdeu em sua estréia.

SURPRESAS
1- Suíça venceu a favorita Espanha
2- Coréia do Sul venceu por 2 a 0

AFRICANOS
1- Gana, única seleção africana a vencer na primeira rodada
2- Empataram: África do Sul e Costa do Marfim
3- Perderam: Camarões, Argélia e Argélia

Abaixo uma avaliação detalhada de cada grupo, ao fim dessa primeira rodada

GRUPO A


Mais um grupo muito equilibrado. Se fosse contar só a tradição, a classificação desse grupo seria França e Uruguai classificados e México enquanto África do Sul fora já na primeira fase. Nos primeiro jogos muito equilíbrio, África e México empataram em 1 a 1 enquanto França e Uruguai ficaram no 0 a 0. Valeu neste grupo até aqui pelo belíssimo gol dos africanos, que logo depois tomaram um banho de água fria com o empate mexicano. Já França e Uruguai protagonizaram um dos piores jogos dessa primeira fase. Aposta para as próximas rodadas: França se classifica, México e Uruguai brigam peça segunda vaga e África do Sul, apesar de jogar em casa, fica de fora, afinal a seleção é realmente muito fraca.

GRUPO B


Ao lado da Inglaterra, a Argentina deve ser, entre as favoritas, aquela que tem o caminho mais fácil, pois as outras seleções não devem fazer frente à seleção de Messi e Cia. Mas em seu primeiro jogo a Argentina conseguiu apenas um magro 1 a 0 contra a seleção da Nigéria o que lhe dá apenas a segunda colocação no grupo, já que a Coréia do Sul venceu a Grécia por 2 a 0. Pelo apresentado neste primeiro jogo, Grécia vai ser coadjuvante, Coréia e Nigéria brigam pela segunda vaga e a Argentina passa fácil para as oitavas. Fica uma pergunta sobre mais um mistério do futebol: Como essa seleção da Grécia venceu a Eurocopa de 2004?

GRUPO C


Este é o típico grupo que podemos dizer que é uma barbada para a Inglaterra, pois as demais seleções são teoricamente bem mais fracas. Mais não foi isso o que se viu no Jogo Inglaterra e Estados Unidos, que terminou 1 a 1. Claro que o time norte americano teve muita sorte em seu gol, azar do goleirão inglês, mas quem disse que sorte também não ganha jogo? Neste caso, empata jogo. No Outro Jogo, o bom time da Eslovênia venceu somente por 1 a 0 o fraco time da Argélia que não deve passar da primeira fase. Voltando à teoria, a Inglaterra se classifica em primeiro lugar e Estados Unidos e Eslovênia decidem a segunda vaga.

GRUPO D


Se a seleção alemã antes era cotada como favorita mas abaixo de Espanha, Brasil, Argentina e Itália, agora, depois de encerrada a primeira rodada fez muita gente mudar de opinião. De toda essa primeira roda foi a única seleção a golear seu adversário, ao aplicar 4 a 0 na não tão fraca seleção australiana. No segundo jogo, Gana, com um gol de pênalty venceu a seleção da Sérvia. Fica agora as perguntas para a segunda rodada: A Alemanha vai manter o ritmo e vencer facilmente Gana e Sérvia? ASérvia vai decepciona mais uma vez em copas, pois em 2006 caiu na primeira fase? Gana passará para a segunda fase, como em 2006, quando foi eliminada pelo Brasil nas oitavas? E o que esperar da Austrália, franca - atiradora, que já enfrentou a equipe mais forte e agora poderá tirar alguns pontos de Sérvia e Gana?

GRUPO E


Mais uma seleção candidata a surpreender nesta copa, a equipe da Holanda, conhecida como laranja mecânica desde a década de 70, venceu facilmente a também européia Dinamarca, por 2 a 0. Dinamarca esta que não apresentou nada que lembrasse a “dinamáquina” da copa de 1986. O segundo jogo, podemos considerar como uma surpresa a vitória do Japão sobre Camarões pois a seleção do oriente é apontada como uma das mais fracas que o país já mandou a uma copa.
Se tudo correr bem o primeiro lugar já é da Holanda, ficando a segunda vaga a ser disputada em pé de igualdade entre as outras três seleções.
A classificação do grupo está no momento assim:
1- Holanda 3 pontos e 2 saldos de gols
2- Japão 3 pontos e 1 saldo de gol
3- Camarões ) pontos e -1 em saldo de gols
4- Dinamarca ) ponto e saldo de -2 gols

GRUPO F


Até aqui um dos grupos mais equilibrados desta copa. Todas as seleções estão rigorosamente empatadas em todos os critérios afinal os dois jogos terminaram em 1 a 1. O primeiro jogo podemos considerar até uma surpresa o empate da Nova Zelândia (seleção teoricamente mais fraca do grupo) com a Eslováquia. Já o segundo jogo Itália e Paraguai, que por sinal foi um ótimo jogo, não fui ruim para nenhumas, pois teoricamente dependem apenas de si para a classificação. Se tudo correr normalmente a decisão entre Itália e Paraguai ou será no saldo de gols ou quem não tropeçar na Eslováquia, já que não cogitam perder pontos diante da Nova Zelândia. Nessa Disputa a própria Eslováquia correria por fora, já que tropeçou no jogo mais fácil.

GRUPO G


E finalmente chegou a vez do grupo F entrar em campo. Sem dúvida nenhuma o jogo da Seleção Brasileira chamou a atenção do mundo, pois mais uma vez ela está cotada entre as sérias candidatas ao título. No primeiro jogo do grupo empate sem gols entre Portugal e Costa do Marfim, futuros adversários do Brasil. Já a seleção brasileira venceu a fraca mais fechada seleção da Coréia do Norte, já se tornando líder isolado do grupo. Para muitos especialistas, o único problema foi a pequena diferença de gols, já que tanto Portugal quanto Costa do Marfim ainda jogarão com a Coréia e o saldo de gols pode vir a decidir uma classificação para as oitavas de finais. Porém o Brasil com essa vitória só depende de si e com um vitória sobre a Costa do Marfim praticamente selaria sua classificação.
Classificação do grupo após primeira rodada: Brasil 3 pts, Portugal e Costa do Marfim 1 ponto e Coréia na lanterna com 0 pontos

GRUPO H


O último grupo a estrear na África foi também o que apresentou a maior surpresa até o momento. Que o Chile iria vencer a fraca seleção de Honduras, pouca gente duvidava, mas no jogo entre Espanha e Suíça aconteceu o inusitado. O futebol é provavelmente o único esporte em que uma equipe muito inferior tem a chance de vencer uma mais forte, e foi justamente isso que aconteceu. A Suíça, famosa por sua defesa quase instransponível conseguiu a proeza de bater por 1 a 0 a seleção da Espanha, até aqui apontada como a grande favorita ao título desde ano. Após esta primeira derrota, a classificação aponta Chile e Suíça em primeiro lugar, com três pontos e Espanha e Honduras ainda sem pontos. Vale lembrar que esse grupo cruza nas oitavas de finais com o grupo F e com isso não é nada difícil já na próxima fase um Brasil e Espanha ou Portugal e Espanha.

domingo, 13 de junho de 2010

CULTURA INÚTIL ; LIGA DA JUSTIÇA



A Liga da Justiça da América é uma equipe de super-heróis criados pela editora estadunidense DC Comics, inspirada na Sociedade da Justiça, outra equipe de super-heróis, mas essa criada nos anos 40. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte, também conhecidos como os "Sete Magníficos". Apesar dessa formação ser a mais conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais como a Liga da Justiça Satélite, a Liga da Justiça Internacional, Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa e Liga da Justiça Elite.

Há alguns anos, a Warner Bros. criou uma versão em desenho animado do grupo, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, exibido no Brasil pelo Cartoon Network e pelo SBT. Foi muito bem recebido pela crítica e por muitos dos fãs, não só da equipe, mas também leitores de outras editoras.

fonte: wikipédia.com

LANTERNA VERDE


Lanterna Verde é um super-herói da DC Comics. Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde original estreou no All-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott e por um tempo adotou a identidade de Sentinela (Brasil).
O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata". Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América. Apesar do excelente trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um personagem de super-herói relativamente genérico até que em 1970 a DC resolveu emparelhá-lo com o Arqueiro Verde (Oliver "Ollie" Queen), em uma série de quadrinhos absolutamente inovadora e de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o novo Lanterna Verde como um herói popular, apesar das séries subseqüentes abordarem temas mais cósmicos.

AQUAMAN


Aquaman é um super-herói da DC Comics. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, fez sua primeira aparição na revista More Fun Comics #73, de novembro de 1941.
À exemplo do personagem da Marvel Comics Namor, O Príncipe Submarino, Aquaman também é um herói submarino originário do místico reino de Atlantis.
Por muitos anos, foi considerado um coadjuvante na DC Comics, entretanto foi retratado na Era de Prata dos quadrinhos como um dos membros fundadores da Liga da Justiça da América e foi incluído entre os personagens do seriado Superamigos, desenho animado que adaptava as aventuras da LJA nas décadas de setenta e oitenta, fazendo com que se tornasse um dos personagens mais conhecidos da editora.
Entretanto, talvez por dividir espaço com grandes ícones como Superman, Batman e Mulher Maravilha, Aquaman não raro foi alvo de gozação por seus poderes limitados e questionavelmente utéis pela mídia e pelo público. Mas, assim como a maior parte dos personagens de quadrinhos, ele também possui um contigente de defensores.
Talvez em resposta à forma como o personagem foi representado em Superamigos, a versão moderna do personagem se tornou cada vez mais Dark e poderosa, e não é raro vê-lo como uma pessoa raivosa e durona. Como Rei da Atlântida, demonstra segurança, e, às vezes, até arrogância.

MULHER MARAVILHA


A Mulher-Maravilha (em inglês Wonder Woman) é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Tornou-se integrante da Liga da Justiça, assim como Superman e Batman. Ela foi a primeira heroína a ser criada, em 1941, pela DC Comics. Estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941).

SUPER MAN



Superman nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por Jor-El, seu pai, cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrisou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vemelho, ele vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal). Clark trabalha com Lois Lane, com quem hoje é casado.
Superman é uma das mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939. Além disso, Superman foi licenciado e adaptado para diversas mídias, desde rádio até televisão e cinema. O filme Superman Returns foi lançado em 2006, com uma aceitação abaixo das expectativas.

FLASH



Flash é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics. Criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Harry Lampert, o Flash original estreou em Flash Comics #1 (1940).
Uma vez apelidado velocista escarlate, o Flash possui "super-velocidade", que inclui a habilidade de correr e mover-se extremamente rápido, usar reflexos sobre-humanos e violar certas Leis da Física. Até então, quatro diferentes personagens, cada qual de algum modo ganhou o poder da super-velocidade, assumiram a identidade de Flash: Jay Garrick (1940-1956), Barry Allen (1956-1986), Wally West (1986-2006, 2007-) e Bart Allen (2006-2007).
A segunda versão do Flash é geralmente considerada o primeiro herói da Era de Prata dos Quadrinhos e o super-herói permaneceu um dos mais populares desde então. Cada versão do Flash foi um membro chave ou da Sociedade da Justiça da América ou da Liga da Justiça, principais grupos da DC. Wally West, recentemente retornou à Liga da Justiça.